Informativo Infra 05

De Wiki BPF
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Segue nosso informativo de Infraestrutura da Internet!

Lembrando que para receber o informativo por e-mail basta se inscrever na lista do BPF em Participar

Vamos falar um pouco sobre Disney+ e o impacto para a quem trabalha com infraestrutura de Internet no Brasil:

O Disney Plus, oficialmente denominado Disney+, é o tão esperado serviço de streaming de vídeo da Disney. É a entrada da maior potência do mercado de conteúdo em um nicho hoje dominado por concorrentes estabelecidos, como Netflix e Amazon Prime Video. O serviço foi lançado nos EUA, Canadá e Holanda, no dia 12 de Novembro e surpreendeu a todos ao conseguir logo no primeiro dia: 10 milhões de usuários!!

O conteúdo original do Disney Plus será um grande chamativo. Tudo começa com The Mandalorian, a primeira série de TV de Star Wars, e com um plano longo e ambicioso de trazer conteúdo original de Star Wars, Marvel e Pixar para a plataforma, parece que a Disney está pronta para enfrentar Netflix, Amazon Prime e outros.

Nos EUA o serviço foi lançado com um preço bem atrativo de $6.99/mês, ou em um pacote com ESPN+ e Hulu juntos por $12.99/mês. Já no Brasil, a expectativa para lançamento do serviço é apenas em 2020 e se praticarem a mesma referência de custo, veremos algo por volta dos R$30,00.

E diferente da Netflix, que foi pioneira nesse mercado e demorou muitos anos para conseguir seus primeiros 10 milhões de usuários, com a Disney+ será diferente - pois a disponibilidade de banda larga e acesso móvel 4G está bem mais abundante agora, comparado com os primeiros anos da Netflix por aqui. Portanto preparem-se para mais um conteúdo importante sendo utilizado pelos usuários, e com isso mais carga nas redes e interconexões atuais.

A estratégia técnica da Disney nesse primeiro momento é de utilizar uma gama de CDNs comerciais, através de sua subsidiaria BamTech(renomeada para Disney Streaming Services). A BamTech foi criada em 2015 como um spin-off da MLB Advanced Media - o braço de mídia digital da Major League Baseball, focada no fornecimento de tecnologia de streaming de vídeo, especialmente para serviços de conteúdo over-the-top (OTT). Os principais clientes da empresa incluem ESPN (por seu serviço WatchESPN), a NHL, PlayStation Vue entre outros.

FAQ:

  • O que é Disney+ ? Como o Netflix, este é um serviço de streaming, mas é exclusivamente de conteúdo da Disney.
  • Quando será lançado no Brasil? Não há confirmação da Disney, mas especulações indicam segundo semestre 2020 (https://bit.ly/379p1AH)
  • Em quais dispositivos? O Disney Plus foi lançado no iOS, Android, Apple TV, PS4, Xbox One, navegadores e Android TV da Amazon.
  • O Disney+ vai matar a Netflix? Não! Com certeza há espaço para ambos os serviços na maioria dos casos.
  • E vai ter cache pro meu provedor? #*!@#$%^!!!

Notícias

  • A Ribbon anunciou que celebrou um contrato para adquirir, por meio de fusão, a ECI Telecom. https://bit.ly/2CTSwsq (em inglês) Opinião: O acordo foi anunciado como uma fusão, mas a Ribbon ( nome adotado pela combinação das empresas Genband e Sonus em 2017) está pagando US $ 324 milhões em dinheiro e 32,5 milhões de ações para comprar a ECI. Avaliando melhor, a Ribbon + ECI é uma combinação nada convencional: a Ribbon vende plataformas VoLTE, SBCs, sistemas de sinalização, ferramentas de comunicação unificada e software de análise (entre outras coisas) para operadoras - já a ECI vende sistemas de transporte óptico DWDM também para operadoras e grandes empresas. As duas não parecem ter uma combinação muito natural, e só o futuro dirá se foi uma boa aquisição ou se uma das empresas tende a desaparecer como em tantas outras fusões (#fica a dica Cisco).
  • O Google planeja construir seu segundo data center latino-americano no Uruguai, na cidade de Canelones.:https://bit.ly/35eraJF (em espanhol) Opinião: O Uruguai é um país com 3,5 milhões de habitantes, menor que algumas regiões de São Paulo por exemplo. Não é difícil de entender que esse datacenter somado ao cabo Tannat (de propriedade do Google e Antel, e interliga Praia Grande a Maldonado) , provavelmente serão utilizados para atender a demanda de conteúdo brasileira.

Cabos Submarinos

  • A GlobeNet levará a conexão de fibra óptica a Boa Vista, no norte do Brasil, passando a rede óptica pelo território venezuelano. Também levará fibra de Barranquilla na Colômbia para Tabatinga, na fronteira brasileira com a Colômbia e o Peru: https://bit.ly/2qo4Azf (em espanhol)
  • A GlobeNet também citou a possibilidade de uma extensão do cabo Malbec (São Paulo - Argentina) conectando em Porto Alegre. Opinião: As noticías são ótimas, tanto no Norte do país como no extremo Sul essas novas conexões são muito bem vindas. Mas como sabemos, existe uma distância entre um "press release" e o projeto concluído, mas vamos acompanhar novas evoluções.
  • Google anunciou que o Curie, um cabo submarino de propriedade exclusiva (o primeiro do Google), foi instalado e testado com sucesso. O cabo está conectado à rede do Google em testes e que comece a transmitir dados no segundo trimestre de 2020, alimentando os serviços do Google e o grande data center de Quilicura no Chile. https://bit.ly/2qnCbt5 (em inglês)
  • No mesmo anuncio o Google informou também uma nova fase do cabo, criando uma extensão do Curie para o Panamá
    Currie.png
    Opinião: O cabo Curie é o primeiro dos cabos construídos exclusivamente pelo Google, não em consórcio - como é mais comum nos projetos desse tamanho. Além dele, estão previstos o cabo Dunant ligando a costa Leste doa EUA com a França e o Equiano que faz uma rota pela costa africana, conectando Portugal a África do Sul com potenciais extensões pelo trajeto.

Eventos no Brasil

Próximos eventos

  • 9/Dezembro - São Paulo/SP - 9a Semana de Infraestrutura da Internet (NIC.br)

Empregos no Brasil

Algumas vagas em destaque:

Amazon - Jundiaí/SP e Campinas/SP

Gerente de Segurança Data Center - https://www.linkedin.com/jobs/view/1492829250

ECI - São Paulo/SP

Engenheiro de Pré-Vendas - https://www.linkedin.com/jobs/view/1572004816

Cisco - Brasília/DF

Engenheiro de Pré-Vendas Sr. - https://www.linkedin.com/jobs/view/1566376554

Kentik - Rio de Janeiro/RJ

Engenheiro de Soluções - https://www.linkedin.com/jobs/view/1529811980

Garena (LoL e FreeFire) - São Paulo/SP

Engenheiro de Redes e ESports - https://www.linkedin.com/jobs/view/1509114445

Internet Society - América Latina

Vice Presidente Regional para LATAM e Caribe - https://bit.ly/2CaPI9Z