Informativo Infra 03

De Wiki BPF
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Segue nosso informativo de Infraestrutura da Internet!

Lembrando que para receber o informativo por e-mail basta se inscrever na lista do BPF em Participar

Atrasamos um pouco esse informativo, mas vamos manter uma frequência quinzenal do mesmo a partir de agora - e eventualmente poderemos lançar uma edição extra se houver informações relevantes.

Notícias

  • A Equinix publicou um relatório sobre interconexão disponível em: https://www.equinix.com/gxi-report/ (em inglês) Opinião: O relatório mostra um panorama interessante de crescimento das interconexões diretas na Internet, claramente o mercado tem abandonado o modelo de hierarquia de Trânsito (Tier 1,2,3) e adotando um modelo "flat" de interconexão direta entre o Conteúdo e o Usuário. Com crescimento anual Global de 51%, de acordo com o relatório, a região da América Latina (incluindo o Brasil) terá um crescimento anual de 63% - Ótima notícia pra quem vende Cross-Connect!
  • O fundador da SpaceX, Elon Musk, enviou o primeiro Tweet utilizando a rede de satélites de baixa órbita StarLink: https://bit.ly/2BGCOzY (em inglês) A rede ainda está em construção, pois foram lançados "apenas" 60 satélites dos 12mil previstos. Quando estiver concluída, a rede Starlink será capaz de oferecer Internet via satélite com baixa latência no mundo todo.
  • A Akamai anunciou que atingiu um volume de 100Tbps de tráfego em sua CDN: https://blogs.akamai.com/2019/10/a-peak-at-the-edge-akamai-sets-new-traffic-benchmark.html (em inglês) Opinião: Interessante notar no texto que um dos motivadores para o pico do tráfego foi um "update muito aguardado de um jogo online" (seria você Fortinite ?), e como o tráfego cresceu de 1Tbps para 100Tbps em apenas uma década. De repente chegou a hora de religar aqueles nodes da CDN Akamai que estavam ocupando muita energia!
  • A Amazon (AWS) anunciou a disponibilidade de instâncias em seu serviço de Cloud com interfaces de 100Gbps: https://amzn.to/367NUfl Opinião: Sobe a instância, lscpu, free -m, ifconfig, manda aquele ping maroto para 8.8.8.8 (ou para os mais antigos ping uol.com.br), init 0 e pronto: R$4000,00 na fatura!

Cabos Submarinos

  • O consórcio Ella Link anunciou a conclusão do survey submarino para lançamento futuro cabo ligando Brasil-Europa: https://bit.ly/32Mqni3 (em inglês) Opinião: Além de terminar o survey, a Ella Link também conseguiu sua licença de SCM na Anatel. Já vimos muitos cabos não passarem da fase de survey (que é um levantamento do fundo do mar realizado por pequenas embarcações para mapear o caminho "ideal" para o cabo). Essa notícia volta a dar esperança que o cabo realmente venha a se concretizar, e vamos acompanhar atentamente novas notícias.

Curiosidades

  • O Yahoo anunciou o fim do serviço Yahoo Groups, e junto com isso uma parte do sistema de portabilidade numérica da Inglaterra também!! https://bit.ly/2Wb30wj (em inglês) A OFCOM é a "Anatel" do Reino Unido, e conforme a nota, usavam um grupo do Yahoo Groups para realizar uma parte do processo de portabilidade numérica. No Brasil quem faz essa atividade é a ABR Telecom, em um sistema baseado em banco de dados online entre as operadoras - felizmente!

Eventos

Próximos eventos

  • 25/Outubro - Florianópolis/SC - IX Fórum Regional
  • 28/Outubro - São Paulo/SP - FUTURECOM 2019

Empregos

Algumas vagas em destaque:

Amazon - Jundiaí/SP e Campinas/SP

Técnico de Data Center - https://www.linkedin.com/jobs/view/1469894555

Gerente de Segurança Data Center - https://www.linkedin.com/jobs/view/1492829250

Juniper Networks - São Paulo/SP

Consulting System Engineer - https://www.linkedin.com/jobs/view/1520640758

Cisco - São Paulo/SP

Engenheiro de Pré-Vendas - https://www.linkedin.com/jobs/view/1483792960/

Sky - Brasília/DF

Engenheiro de Rede IP - https://www.linkedin.com/jobs/view/1506558706

Garena (LoL e FreeFire) - São Paulo/SP

Engenheiro de Redes e ESports - https://www.linkedin.com/jobs/view/1509114445