Informativo Infra 02

De Wiki BPF
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Segue nosso segundo informativo de Infraestrutura da Internet!

Lembrando que para receber o informativo por e-mail basta se inscrever na lista do BPF em Participar

Essa semana, Geoff Huston, cientista chefe da APNIC, divulgou um texto em seu blog (https://labs.apnic.net/?p=1257) (em inglês) onde ele tenta explicar "Por que deixar o BGP mais seguro é tão difícil?"

No texto, ele não entra em detalhes técnicos como IRR ou RPKI (e sobre RPKI temos algumas notícias interessantes para vocês logo abaixo), mas coloca questões de natureza política e social para mostrar a dificuldade que temos como comunidade de resolver essa questão.

Inicialmente ele cita alguns sucessos alcançados pela Internet: IPv4, TCP/IP, DNS e o NAT! Todos protocolos e funcionalidades que sobreviveram com sucesso a todos esses anos de crescimento exponencial da Internet. Entre os fracassos da Internet estão a luta contra o SPAM e a facilidade em se realizar ataques DDoS com graves consequências.

Obviamente o BGP é um sucesso, pois basicamente é o mesmo protocolo desde que foi criado e conseguiu trazer a Internet ao tamanho que ela é hoje - mas é um protocolo naturalmente difícil de se proteger, pois suas características de rodar de forma distribuída e sem uma gestão centralizada dificulta o trabalho de torná-lo mais seguro. A conclusão é que existe muito trabalho pela frente, e que não podemos desistir como comunidade de enfrentar esse desafio.

Notícias

  • Telia anuncia a implementação de RPKI em todas as suas interconexões BGP até o final do ano: https://bit.ly/2mpX8kQ (em inglês) Opinião: Uma ótima notícia, ainda mais vindo de um Tier 1! Somado ao anúncio já feito pela ATT em Fevereiro desse ano, deve acelerar a indústria na direção correta de implementação do RPKI para sessões BGP na Internet..
  • A CloudFlare lançou um produto de proteção DDoS para operadores de rede com ASN. Antes restrito a proteção de aplicações WEB, o novo produto agora protege provedores utilizando túnel GRE: https://blog.cloudflare.com/magic-transit/ (em inglês)
  • A disputa entre servidores com processadores ARM vs X86 está aquecida, e uma curiosidade sempre foi comparar o poder desses processadores utilizando testes semelhantes. Enfim um teste consistente comparando essas duas tecnologias foi publicado "spoiler: O x86 ainda está na frente": https://bit.ly/2NlnwYM (em inglês)
  • A Netflix fez uma apresentação, na EuroBSD 2019, bem técnica demonstrando como conseguiu servir 200Gbps de conteúdo via TLS em um único servidor: https://bit.ly/2lZsmz7 (em inglês) Opinião: Em breve num ISP próximo de você!
  • A empresa II-VI conseguiu a última aprovação pelo Governo Chinês para a conclusão da aquisição da FINISAR. A aquisição vai transformar a II-VI na maior empresa de componentes ópticos do mercado: https://bit.ly/2lZrMkV (em inglês)
  • Um novo consórcio foi formado para defender o formato físico QSFP-DD800 para módulos de 800GBE: http://www.qsfp-dd800.net/ Opinião: Essa é uma notícia que deve acabar de vez com a esperança do formato OSFP patrocinado principalmente pela Arista. A guerra ainda não acabou, mas fiquem atentos antes de tomarem qualquer decisão de investimento envolvendo os padrões QSFP-DD ou OSFP.

Curiosidades

Eventos

Próximos eventos

  • 26/Setembro - Salvador/BA - Inovatic NE ISP Business
  • 26/Setembro - Rio de Janeiro/RJ - Congresso Latinoamericano de Satélites
  • 01/Outubro - Palmas/TO - ABRINT na Estrada
  • 10/Outubro - Contagem/MG - Convenção ABRAMULTI
  • 25/Outubro - Florianópolis/SC - IX Fórum Regional
  • 28/Outubro - São Paulo/SP - FUTURECOM 2019

Empregos

Algumas vagas em destaque:

Google - São Paulo/SP

Engenheiro de Transporte Óptico - https://www.linkedin.com/jobs/view/1452870980/

Técnico de Data Center - https://www.linkedin.com/jobs/view/1448860701/

Akamai - São Paulo/SP

Enterprise Security Architect - https://www.linkedin.com/jobs/view/1452323094

Cisco - São Paulo/SP

Engenheiro de Pré-Vendas - https://www.linkedin.com/jobs/view/1452872355