IPV6 no DLINK DIR-882

De Wiki BPF
Ir para: navegação, pesquisa

Neste breve how-to, a configuração IPv6 de um dispositivo CPE roteador D-LINK, modelo DIR-882, atualmente na versão de firmware 1.20 (data do artigo: setembro de 2019).

Para você conferir mais sobre este equipamento, suas características e avaliações gerais de desempenho, confira este review aqui: D-Link AC2600 MU-MIMO Wi-Fi Router Review.

Ao concluir as configurações IPv6 de seu roteador, qualquer roteador, marca ou modelo, certifique-se de validar o funcionamento do IPv6 em: http://ipv6-test.com/ e http://test-ipv6.com/

Configuração dos Endereços IPv6 do Roteador DIR-882

Na tela principal da interface de gerenciamento do roteador D-LINK DIR-882 deverá, no rodapé, revelar as configurações de IPv6, caso existam:

Overview da configuração IPv6 do DIR-882

Em seguida, você deverá acionar a aba de "Configurações" para, depois, acionar a aba "Internet WAN", conforme mostrado a seguir:

Iniciando a configuração do IPv6 no DIR-882

No passo a seguir, é muito importante definir o modelo de conexão com a Internet. Por exemplo, se deverá ser uma conexão IPv6 estático, PPPoE, etc.:

Iniciando a configuração do IPv6 no DIR-882 (cont.)

Exemplificando aqui uma configuração IPv6 estático funcional no DIR-882:

Exemplificando a configuração de IPv6 estático

Já para a interface LAN do dispositivo, na página de configuração do "Internet (WAN)", clique em "Configurações avançadas..." para definir como isto deverá ocorrer para os computadores associados à rede WiFi ou cabeada do dispositivo. Opções aqui incluem: Stateful DHCPv6, SLAAC+RDNSS, ou SLAAC + DHCPv6 Stateless.

Exemplo de configuração IPv6 na LAN por Stateful DHCPv6

Certifique-se de testar o seu IPv6!

Editado em 07 de maio de 2020: configuração deste roteador em conexão de Internet banda larga por xDSL

Recentemente e coincidentemente, por duas ocasiões, e com pessoas/casos distintos, em menos de uma semana, visitantes da Wiki do Brasil Peering Forum entraram em contato diretamente comigo pelo Telegram para solicitar algum tipo de apoio ou suporte na configuração do IPv6 neste roteador. Apesar de eu mesmo não ter mais este equipamento na minha Internet residencial (substituí por outro modelo, com suporte a AC5400...), me propus a abrir uma exceção e fornecer algum tipo de apoio.

Caso você possua uma conexão de Internet banda larga baseada em ADSL/ADSL2 ou VDSL e esteja enfrentando dificuldades em fazer a sua rede doméstica funcionar com este equipamento, na verdade, qualquer equipamento que não possuir modem/interface xDSL, talvez este "artefato" aqui possa ser útil. Entendo que as dicas sugeridas aqui possam não ser funcionais para todos os casos (ou em muitos até), mas nada que algumas adaptações não possam ser pensadas para acomodar um roteador como o DIR-882 conectado ao roteador+modem DSL comodato da sua operadora! No entanto, você tem ainda algumas possibilidades para conceber esta integração, desde a mudança de configuração do roteador comodato para operação em modo "bridge", ou alguma tentativa com utilização do firmware OpenWRT, ou algo mais elaborado como o que o diagrama a seguir apresenta.

Caso de estudo: roteadores sem porta DSL integrados à uma conexão de Internet banda larga ADSL/VDSL

Caso necessite de uma versão de maior definição/resolução deste documento, clique na imagem e faça o download. OBS: talvez você não consiga (erro) visualizar a imagem inteira no seu navegador, por isto recomendo que você procure baixar a imagem diretamente no link dela. Ou tente baixar a versão PDF aqui.

Para toda e qualquer solicitação de ajuda junto à comunidade envolvendo o suporte e configuração destes tipos de roteadores, solicito que utilize as nossas Listas de Discussão do BPF!

Autor: Leonardo Furtado