IPV6 no DLINK DIR-882

De Wiki BPF
Ir para: navegação, pesquisa

Neste breve how-to, a configuração IPv6 de um dispositivo CPE roteador D-LINK, modelo DIR-882, atualmente na versão de firmware 1.20 (data do artigo: setembro de 2019).

Para você conferir mais sobre este equipamento, suas características e avaliações gerais de desempenho, confira este review aqui: D-Link AC2600 MU-MIMO Wi-Fi Router Review.

Ao concluir as configurações IPv6 de seu roteador, qualquer roteador, marca ou modelo, certifique-se de validar o funcionamento do IPv6 em: http://ipv6-test.com/ e http://test-ipv6.com/

Configuração dos Endereços IPv6 do Roteador DIR-882

Na tela principal da interface de gerenciamento do roteador D-LINK DIR-882 deverá, no rodapé, revelar as configurações de IPv6, caso existam:

Overview da configuração IPv6 do DIR-882

Em seguida, você deverá acionar a aba de "Configurações" para, depois, acionar a aba "Internet WAN", conforme mostrado a seguir:

Iniciando a configuração do IPv6 no DIR-882

No passo a seguir, é muito importante definir o modelo de conexão com a Internet. Por exemplo, se deverá ser uma conexão IPv6 estático, PPPoE, etc.:

Iniciando a configuração do IPv6 no DIR-882 (cont.)

Exemplificando aqui uma configuração IPv6 estático funcional no DIR-882:

Exemplificando a configuração de IPv6 estático

Já para a interface LAN do dispositivo, na página de configuração do "Internet (WAN)", clique em "Configurações avançadas..." para definir como isto deverá ocorrer para os computadores associados à rede WiFi ou cabeada do dispositivo. Opções aqui incluem: Stateful DHCPv6, SLAAC+RDNSS, ou SLAAC + DHCPv6 Stateless.

Exemplo de configuração IPv6 na LAN por Stateful DHCPv6

Certifique-se de testar o seu IPv6!

Até o próximo artigo aqui no BPF!

Autor: Leonardo Furtado