Cultura do cancelamento

De Wiki BPF
Ir para: navegação, pesquisa

Nome: Barbara costa Nº 3

Nome: Eduarda Rebeca Nº 7

Nome: Gabriela Silva Nº 14

Nome: Gabriela Roberta Nº 16

A cultura do cancelamento começou há alguns anos atrás , como uma forma de chamar a atenção para causas como justiça social. O termo se popularizou pois, se manifesta por meio de denúncias, seria uma maneira de amplificar a voz de grupos oprimidos e forçar ações políticas de marcas ou figuras públicas. O cancelamento é uma forma de protestar contra um indivíduo, geralmente uma celebridade, que compartilhou uma opinião questionável ou controversa, ou que no passado teve comportamento percebido como ofensivo nas redes sociais, e é "cancelado". Geralmente essas celebridades são oprimidas por seguidores, levando o “ cancelado” ao prejuízo perdendo assim seus patrocinadores e seguidores.

Evidencia-se o fato do cancelamento ser algo recorrente nas redes sociais; com discursos de ódio, comportamentos não toleráveis diante de uma sociedade, cujas atitudes de terceiros seriam julgados pelos mesmos. No mundo moderno, em que a presença da tecnologia é cada vez maior e as redes sociais exibem um crescimento exponencial, o “cancelamento” de uma pessoa está diretamente relacionado ao seu comportamento. Isso significa que para uma pessoa ser cancelada ela provavelmente agiu de uma maneira considerada errada ou fez algo que não é tolerado socialmente. Salienta-se também que a maioria dos cancelamentos ocorre por conflitos de opiniões e pensamentos, devido à crença de que existe um “certo” ou um “errado” convencionado na sociedade. Isto posto, os indivíduos vítimas do cancelamento acabam sendo excluídos da sociedade por um determinado grupo de indivíduos, além de sofrerem linchamentos virtuais e sofrerem punições pelas ações.

Com o aumento da informação descentralizada e distribuída opiniões divergentes e diferentes pontos de vista estão disponíveis em diversas plataformas online, e a criação de “bolhas” se torna cada vez mais comum seja no âmbito político, artístico, etc. O fenômeno do cancelamento só é possível pois as big techs são coniventes com uma determinada ideologia, todavia esse cenário vem mudando gradualmente com o surgimento de novas plataformas mais livres nos levando a conclusão de que a única forma de se resolver tal situação é através do livre mercado onde as pessoas são livres para escolher o produto ou serviço que mais atenda as suas necessidades e opiniões.

Atualmente, qualquer ação pode ser o bastante para exigir o cancelamento de alguém, inclusive uma opinião compartilhada 10 anos atrás e que você nem lembra, explica Isabelle Bedê. Se você é ativo virtualmente, está sujeito a esse 'backlash' (intensa repercussão negativa)", afirma.

 As pessoas canceladas ao invés de serem atacadas por tal erro e excluídas do ambiente social, deveriam aprender com o erro e melhorarem com isso, errar é humano.