Mudanças entre as edições de "Informativo Infra 03"

De Wiki BPF
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 1: Linha 1:
= Índice =
 
* [[Informativo Infra 02#Introdu.C3.A7.C3.A3o|1 Introdução]]
 
* [[Informativo Infra 02#Not.C3.ADcias|2 Notícias]]
 
* [[Informativo Infra 02#Curiosidades|3 Curiosidades]]
 
* [[Informativo Infra 02#Eventos|4 Eventos]]
 
* [[Informativo Infra 02#Empregos|5 Empregos]]
 
** [[Informativo Infra 02#Google - S.C3.A3o Paulo.2FSP|5.1 Google - São Paulo/SP]]
 
** [[Informativo Infra 02#Akamai - S.C3.A3o Paulo.2FSP|5.2 Akamai - São Paulo/SP]]
 
** [[Informativo Infra 02#Cisco - S.C3.A3o Paulo.2FSP|5.3 Cisco - São Paulo/SP]]
 
 
 
== Introdução ==
 
== Introdução ==
 
Segue nosso segundo informativo de Infraestrutura da Internet!
 
Segue nosso segundo informativo de Infraestrutura da Internet!

Edição das 09h05min de 25 de outubro de 2019

Introdução

Segue nosso segundo informativo de Infraestrutura da Internet!

Lembrando que para receber o informativo por e-mail basta se inscrever na lista do BPF em Participar

Atrasamos um pouco esse informativo, mas vamos manter uma frequência quinzenal do mesmo a partir de agora - e eventualmente poderemos lançar uma edição extra se houver informações relevantes.

Notícias

  • A Equinix publicou um relatório sobre interconexão disponível em: https://www.equinix.com/gxi-report/ (em inglês) Opinião: O relatório mostra um panorama interessante de crescimento das interconexões diretas na Internet, claramente o mercado tem abandonado o modelo de hierarquia de Trânsito (Tier 1,2,3) e adotando um modelo "flat" de interconexão direta entre o Conteúdo e o Usuário. Com crescimento anual Global de 51%, de acordo com o relatório, a região da América Latina (incluindo o Brasil) terá um crescimento anual de 63% - Ótima notícia pra quem vende Cross-Connect!
  • O fundador da SpaceX, Elon Musk, enviou o primeiro Tweet utilizando a rede de satélites de baixa órbita StarLink: https://bit.ly/2BGCOzY (em inglês) A rede ainda está em construção, pois foram lançados "apenas" 60 satélites dos 12mil previstos. Quando estiver concluída, a rede Starlink será capaz de oferecer Internet via satélite com baixa latência no mundo todo.
  • A Akamai anuncionou que atingiu um volume de 100Tbps de tráfego em sua CDN: https://blogs.akamai.com/2019/10/a-peak-at-the-edge-akamai-sets-new-traffic-benchmark.html (em inglês) Opinião: Interessante notar no texto que um dos motivadores para o pico do tráfego foi um "update muito aguardado de um jogo online" (seria você Fortinite ?), e como o tráfego cresceu de 1Tbps para 100Tbps em apenas uma década. De repente chegou a hora de religar aqueles nodes da CDN Akamai que estavam ocupando muita energia!
  • A Amazon (AWS) anunciou a disponibilidade de instâncias em seu serviço de Cloud com interfaces de 100Gbps: https://amzn.to/367NUfl Opinião: Sobe a instância, lscpu, free -m, ifconfig, manda aquele ping maroto para 8.8.8.8 (ou para os mais antigos ping uol.com.br), init 0 e pronto: R$4000,00 na fatura!

Cabos Submarinos

  • O consórcio Ella Link anunciou a conclusão do survey submarino para lançamento futuro cabo ligando Brasil-Europa: https://bit.ly/32Mqni3 (em inglês) Opinião: Além de terminar o survey, a Ella Link também conseguiu sua licença de SCM na Anatel. Já vimos muitos cabos não passarem da fase de survey (que é um levantamento do fundo do mar realizado por pequenas embarcações para mapear o caminho "ideal" para o cabo). Essa notícia volta a dar esperança que o cabo realmente venha a se concretizar, e vamos acompanhar atentamente novas notícias.

Curiosidades

  • O Yahoo anunciou o fim do serviço Yahoo Groups, e junto com isso uma parte do sistema de portabilidade númerica da Inglaterra também!! https://bit.ly/2Wb30wj (em inglês) A OFCOM é a "Anatel" do Reino Unido, e conforme a nota, usavam um grupo do Yahoo Groups para realizar uma parte do processo de portabilidade númerica. No Brasil quem faz essa atividade é a ABR Telecom, em um sistema baseado em banco de dados online entre as operadoras - felizmente!

Eventos

Próximos eventos

  • 25/Outubro - Florianópolis/SC - IX Fórum Regional
  • 28/Outubro - São Paulo/SP - FUTURECOM 2019

Empregos

Algumas vagas em destaque:

Amazon - Jundiaí/SP e Campinas/SP

Técnico de Data Center - https://www.linkedin.com/jobs/view/1469894555

Gerente de Segurança Data Center - https://www.linkedin.com/jobs/view/1492829250

Juniper Networks - São Paulo/SP

Consulting System Engineer - https://www.linkedin.com/jobs/view/1520640758

Cisco - São Paulo/SP

Engenheiro de Pré-Vendas - https://www.linkedin.com/jobs/view/1483792960/

Sky - Brasília/DF

Engenheiro de Rede IP - https://www.linkedin.com/jobs/view/1506558706

Garena (LoL e FreeFire) - São Paulo/SP

Engenheiro de Redes e ESports - https://www.linkedin.com/jobs/view/1509114445