O ipv6 e agora

De Wiki BPF
Revisão de 22h04min de 27 de fevereiro de 2020 por Leonardo.furtado (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

O IPv6 é agora!

Introdução

O Comitê de Programa do Brasil Peering Forum (BPF), em janeiro deste ano de 2020, iniciou uma nova estratégia para que pudéssemos mapear o progresso da adoção do protocolo IPv6 nas infraestruturas de redes dos provedores de acesso à Internet (ISP), assim como de outras empresas dos demais mercados verticais.

Tanto os membros do Comitê de Programa do BPF quanto os profissionais de ISPs comunicam-se e interagem frequentemente através de fóruns e grupos de discussão, e o assunto "IPv6" entra frequentemente em pauta de longas conversas e com opiniões divergentes. Temos notado que muitas empresas estão simplesmente atrasadas em seus cronogramas de implantação do IPv6, sendo que, em muitos casos, estes atrasos estão sendo propositais e motivados por razões diversas! Foi aí que tivemos esta idéia de buscarmos, através desta iniciativa, compreender as razões pelas quais os profissionais e empresas não têm tido êxito quanto à implementação do IPv6 em suas infraestruturas, e encontrarmos formas de contribuir para que estes profissionais consigam dar expedição ao caso, ou seja, culminando na desejável operação de suas redes com o protocolo IPv6.

Mais que simplesmente fornecer argumentos e justificativas de adoção do IPv6: desejávamos realmente compreender as motivações destas empresas e profissionais, considerando as suas realidades, cotidianos, experiências e desafios. E assim nasceu a iniciativa "O IPv6 é agora!" do Brasil Peering Forum!

O IPv6 é agora! é uma iniciativa bastante abrangente que visa posicionar os melhores argumentos e justificativas quanto à adoção do protocolo IPv6 nas redes de empresas de segmentos diversos, especialmente o de telecomunicações; fornecer uma documentação ao melhor estilo "360 graus" sobre os principais desafios de implementação enfrentados pelos profissionais de redes, e indo um tanto além: desejamos através deste trabalho antecipar soluções para cada um dos problemas relatados pelos usuários de nossa comunidade, no que diz respeito especificamente ao IPv6. No geral, a referida iniciativa, composta por três frentes de trabalho, pode ser ilustrada da seguinte forma:

O IPv6 é agora: áreas de atuação desta iniciativa do BPF

Dissertemos um pouco sobre cada uma destas frentes de trabalho ou de atuação desta iniciativa:

Justificativas para a adoção do IPv6

Nesta frente de trabalho o BPF atua para disseminar conhecimentos mais específicos e estratégicos no que diz respeito à implementação do IPv6 nas infraestruturas de redes e ambientes computacionais das empresas, e isto valendo para todo e qualquer segmento de mercado. Análises realizadas pelo Comitê de Programa do BPF apontaram que uma parcela muito razoável das empresas e dos profissionais do setor consultados não compreendem claramente ou de forma substancialmente abrangente estas justificativas, o que resulta em baixa adoção e operação do IPv6 nestes ambientes. Aqui esperamos contribuir com dissertações e argumentos irrefutáveis para que estes profissionais finalmente possam compreender que a postergação da implantação do IPv6 não é uma ação inteligente, muito pelo contrário!

Alinhamento entre os benefícios do IPv6 e os objetivos tecnológicos e de negócios das empresas

Esta frente de trabalho está de certa forma conectada à frente de trabalho anterior (as justificativas), funcionando como uma forma de extensão destes conceitos, mas sendo que a diferença aqui é que buscamos relacionar melhor como o IPv6 poderá ser extremamente valioso para impulsionar novas oportunidades de negócios para as empresas, principalmente os ISPs aqui, neste caso, assim como quais problemas de ordem técnica e operacional o IPv6 tem como proposta atenuar ou eliminar.

Planos de mitigação dos desafios de adoção do IPv6

A terceira e última frente de trabalho corresponde às propostas do Comitê do Programa do BPF para o saneamento dos principais desafios de implantação do IPv6. Para que isto pudesse ser bastante aderente e, consequentemente, atender aos anseios da comunidade, o BPF "foi às ruas" ouvir os profissionais de redes que atuam tanto nos provedores de acesso à Internet quanto em empresas de segmentos de mercado diversos. Em primeiro momento, esta pesquisa/survey teve como objetivo promover maior transparência e fidelidade para as nossas propostas de soluções para o impulsionamento do IPv6, pois diversos elementos foram fatorados para a elaboração destas propostas, e em diversos contextos, tais como as necessidades, expectativas, realidades, experiências, complexidades e desafios reportados pelos participantes que se dispuseram a contribuir para o nosso survey. No aspecto mais prático da palavra, as soluções que o BPF produzirá incluem temas diversos em padrões de artefatos tais como artigos dissertativos, tutoriais / how-tos, vídeos, hang outs, webinars e workshops. A aderência destas propostas e temas é bastante elevada e plenamente compatível com as necessidades e anseios da própria comunidade, uma vez que estes temas foram selecionados e definidos com base nos dados obtidos com a participação de profissionais da área em nosso survey, referente ao progresso e desafios de implantação do IPv6!