Identificando e neutralizando uma Botnet

De Wiki BPF
Revisão de 12h07min de 8 de julho de 2023 por Gondim (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Atualmente a maior preocupação de todo ISP (Internet Service Provider) e ITP (Internet Transit Provider) são os ataques DDoS (Distributed Denial of Service) recebidos em suas Redes e a indisponibilidade que eles podem causar derrubando sua infraestrutura e seus clientes. Criamos mecanismos de defesa como: sistemas de detecção de anomalias como por exemplo o Wanguard, anunciamos os prefixos atacados para nossas nuvens de mitigação e assim fazemos a limpeza do tráfego. Mas e quando sua rede também está fazendo parte dos ataques de DDoS e atacando outros ASNs na Internet? Poucas pessoas se preocupam com o que saem de suas Redes e isso pode estar impactando sua operação e causando insatisfação em seus clientes. As Portas de Amplificação abertas e Botnets são as principais causas para esses problemas. Como tratar Portas de Amplificação você pode ler nesse meu artigo Portas de Amplificação DDoS e Botnets mas aqui vamos falar de algo um pouco mais trabalhoso, que seria como identificar e neutralizar uma Botnet que se instalou na sua Rede.

Entendendo uma Botnet

Primeiro temos que entender como elas funcionam: são diversos, milhares de dispositivos vulneráveis que são invadidos e infectados com programas (bots) que se conectam em servidores chamados C&C (command and control). O dispositivo pode ser qualquer um infectado como CPEs, ONUs roteadas, computadores, enfim qualquer coisa que tenha um IP e possa acessar a Internet. Esses dispositivos infectados uma vez conectados nesses C&C podem receber e executar diversas tarefas para o cibercriminoso como por exemplo: envio de spam, roubo de informações e orquestrar ataques sincronizados em uma determinada vítima. Esses ataques saem com uma certa volumetria da sua rede e isso pode saturar diversos pontos da sua infraestrutura causando indisponibilidade para seus clientes. Seria um DDoS ao contrário, da sua Operação para a Internet.

Panorama de uma Botnet em andamento e atacando uma vítima

Para vermos os estragos que uma Botnet pode causar abaixo um gráfico dos momentos de ataques que saíam da Operação com destino à vítimas:

Botnet1.png

Na imagem acima podemos observar diversos picos de mais de 4Gbps com destino a Internet. Agora vamos imaginar o que esses picos estariam causando em suas portas PON das suas OLTs e quantos clientes poderiam estar sendo afetados. Quanto maior a infecção da Botnet maior será o poder de ataque desses cibercriminosos. Percebam que só é possível identificar visualmente essa situação, se vocês tiverem ferramentas de monitoramento como um Zabbix por exemplo. Monitoramento é vital e fundamental para identificarmos algo impactante em nossa Operação.

Ações importantes

Para tratar esse incidente, precisaremos identificar pelo menos 1 dispositivo infectado e observar o tráfego desse dispositivo para entendermos como é a comunicação entre os bots e seus C&C. Apenas pelo monitoramento acima não teremos essa resposta, nesse caso entra como um dos fatores de busca a ferramenta de análise de anomalias, como por exemplo: Fastnetmon, Wanguard, Kentik. A ideia é analisar os flows coletados na hora da saída do ataque, observar as anomalias de uploads que estourem thresholds de upload e ainda podemos analisar casos envolvendo pacotes UDP, que causam mais estragos. Desse jeito podemos eleger alguns possíveis candidatos infectados para que possamos monitorar de perto.