Como fazer com que um determinado conteudo saia por um link especifico

De Wiki BPF
Revisão de 13h24min de 20 de maio de 2019 por Daniel Damito (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

O titulo deste artigo é propositalmente duvidoso, visto que a maioria das pessoas dizem sair quando na verdade estão querendo dizer receber tráfego.

Antes de tudo, é importante lembrarmos que redes são compostas sempre de dois sentidos: upload e download. Quando você acessa uma página no facebook, por exemplo, inicialmente envia (faz upload) um pacote, para após isso receber (fazer download) outro pacote.

Quando você possui apenas um link de internet, é bastante simples: o caminho por onde você envia dados é o mesmo por onde também recebe. Entretanto, quando você é multihomed e possui dois ou mais links, o caminho pode ser assimétrico: você pode enviar dados por um link e receber por outro ou vice-versa.

O objetivo deste artigo é mostrar, de forma superficial, como manipular o tráfego para que um conteúdo seja acessado por um link ou por outro, para o sentido do download e para o sentido do upload. Este artigo abrangerá apenas como fazer tais modificações através de BGP.

Como manipular o upload

As rotas recebidas de seus neighbors BGP vão determinar por onde você irá fazer o upload para os destinos desejados. Quando estamos tratando de BGP, sempre o seu upload terá efeito em todo o seu tráfego. Isto quer dizer que se você desejar que um cliente faça upload para um determinado destino usando o link A, todos os demais clientes também farão upload por este mesmo caminho. Isto acontece porque o roteamento é sempre determinado pelo destino e não pela origem. A menos que você utilize algum recurso como PBR, não será possível determinar que apenas alguns hosts façam upload por um link e outros hosts façam upload por outro link, quando se tratar de um mesmo destino.

Existem duas formas principais, com BGP, de fazer com que um determinado link seja prioritário para upload de algum destino específico: weight e local-pref.

Para ambos os parâmetros, quanto maior o valor, mais preferível uma rota será.

ARTIGO EM CONSTRUÇÃO!!!!