464XLAT utilizando a ferramenta Jool

De Wiki BPF
Revisão de 16h44min de 30 de janeiro de 2020 por Henri.godoy (discussão | contribs) (Introdução)
Ir para: navegação, pesquisa

Índice

  1. Introdução
  2. Por que utilizar o 464XLAT ?
  3. Por que utilizar o Jool ?
  4. Topologia
  5. Instalação e Configuração do Ambiente
  6. Implementando o CLAT:
  7. Implementando o PLAT:
  8. Auditoria:
  9. Conclusão:
  10. Referências:

Introdução

Este breve artigo tem como objetivo demonstrar o uso do mecanismo de transição 464XLAT através da ferramenta de código aberto Jool, desenvolvido pela equipe do NIC México. Serão abordados conceitos e comandos básicos que podem ser utilizados tanto para Provedores de Acesso a Internet, Universidades, Empresas, como também quem deseja montar um laboratórios de testes iniciais para conhecer a ferramenta e o funcionamento do 464XLAT em redes locais e sem fio.

Com a escassez cada vez mais nos números IP versão 4 (IPv4) e a necessidade de conexão de cada vez mais dispositivos na Internet, a adoção do IP versão 6 (IPv6) é a solução mais viável até o momento para que possamos crescer e expandir novos serviços de conexão a Internet. Recentemente a Diretoria do LACNIC fez um comunicado à comunidade para favorecer e acelerar a implementação do IPv6 nas redes da região.

Este estudo faz parte de um trabalho desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) de forma a acelerar e adequar os sistemas computacionais a conviver com o protocolo IPv6 e oferecer uma Internet cada vez melhor a toda comunidade na promoção do ensino, pesquisa e extensão.