Mudanças entre as edições de "464XLAT utilizando a ferramenta Jool"

De Wiki BPF
Ir para: navegação, pesquisa
(Introdução)
Linha 13: Linha 13:
 
=== Introdução ===
 
=== Introdução ===
  
Este breve artigo tem como objetivo demonstrar o uso do mecanismo de transição 464XLAT através da ferramenta de código aberto Jool, desenvolvido pela equipe do [https://www.nicmexico.mx/ NIC México]. Serão abordados conceitos e comandos básicos que podem ser utilizados tanto para provedores de acesso a Internet, Universidades, Empresas, como também quem deseja montar um laboratórios de testes iniciais para conhecer a ferramenta e o funcionamento do 464XLAT em redes locais e sem fio.
+
Este breve artigo tem como objetivo demonstrar o uso do mecanismo de transição 464XLAT através da ferramenta de código aberto Jool, desenvolvido pela equipe do [https://www.nicmexico.mx/ NIC México]. Serão abordados conceitos e comandos básicos que podem ser utilizados tanto para Provedores de Acesso a Internet, Universidades, Empresas, como também quem deseja montar um laboratórios de testes iniciais para conhecer a ferramenta e o funcionamento do 464XLAT em redes locais e sem fio.
  
Com a escassez cada vez mais nos números IP versão 4 (IPv4) e a necessidade de conexão de cada vez mais dispositivos na Internet, faz com que a adoção do IPv6 seja a solução mais viável até o momento para que possamos crescer e expandir novos serviços de conexão a rede mundial de computadores, a Internet. Recentemente a Diretoria do LACNIC fez um comunicado à comunidade para favorecer e acelerar a implementação do IPv6 nas redes da região.
+
Com a escassez cada vez mais nos números IP versão 4 (IPv4) e a necessidade de conexão de cada vez mais dispositivos na Internet, a adoção do IP versão 6 (IPv6) é a solução mais viável até o momento para que possamos crescer e expandir novos serviços de conexão a Internet. Recentemente a Diretoria do LACNIC fez um [https://www.lacnic.net/4284/3/lacnic/chamada-da-diretoria-do-lacnic--comunidade-para-favorecer-a-implementac%C3%A3o-do-ipv6 comunicado] à comunidade para favorecer e acelerar a implementação do IPv6 nas redes da região.
  
Este estudo faz parte de um trabalho desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas ([https://www.unicamp.br UNICAMP]) de forma a acelerar e adequar os sistemas computacionais a conviver com o protocolo IPv6 e oferecer uma Internet cada vez melhor a toda comunidade no desenvolvimento do Ensino e Pesquisa.
+
Este estudo faz parte de um trabalho desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas ([https://www.unicamp.br UNICAMP]) de forma a acelerar e adequar os sistemas computacionais a conviver com o protocolo IPv6 e oferecer uma Internet cada vez melhor a toda comunidade na promoção do ensino, pesquisa e extensão.

Edição das 16h44min de 30 de janeiro de 2020

Índice

  1. Introdução
  2. Por que utilizar o 464XLAT ?
  3. Por que utilizar o Jool ?
  4. Topologia
  5. Instalação e Configuração do Ambiente
  6. Implementando o CLAT:
  7. Implementando o PLAT:
  8. Auditoria:
  9. Conclusão:
  10. Referências:

Introdução

Este breve artigo tem como objetivo demonstrar o uso do mecanismo de transição 464XLAT através da ferramenta de código aberto Jool, desenvolvido pela equipe do NIC México. Serão abordados conceitos e comandos básicos que podem ser utilizados tanto para Provedores de Acesso a Internet, Universidades, Empresas, como também quem deseja montar um laboratórios de testes iniciais para conhecer a ferramenta e o funcionamento do 464XLAT em redes locais e sem fio.

Com a escassez cada vez mais nos números IP versão 4 (IPv4) e a necessidade de conexão de cada vez mais dispositivos na Internet, a adoção do IP versão 6 (IPv6) é a solução mais viável até o momento para que possamos crescer e expandir novos serviços de conexão a Internet. Recentemente a Diretoria do LACNIC fez um comunicado à comunidade para favorecer e acelerar a implementação do IPv6 nas redes da região.

Este estudo faz parte de um trabalho desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) de forma a acelerar e adequar os sistemas computacionais a conviver com o protocolo IPv6 e oferecer uma Internet cada vez melhor a toda comunidade na promoção do ensino, pesquisa e extensão.