Cadastrando seu ASN no IRR TC
ATENÇÃO: ARTIGO AINDA EM CONSTRUÇÃO, NÃO ESTÁ PRONTO NEM COMPLETO. SÓ TEM O COMEÇO. LOGO LOGO ESTAREI TERMINANDO.
Introdução
Visando compartilhar conhecimento nesse canal que por muitas vezes me ajudou em aprendizagem, decidi contribuir juntamente com os profissionais da área para juntos tornamos a internet um lugar melhor. Minha primeira contribuição será sobre cadastro e utilização do IRR TC, projeto brasileiríssimo. Não abordarei muito a questão teórica da "coisa", para isso já temos um artigo de excelente qualidade do nosso amigo Junior Corazza, segue o artigo por ele publicado O Minimo que Voce precisa saber sobre IRR. Aqui você encontrará a prática de como se cadastrar, manter e editar o IRR através da base TC. Todo ASN sem exceções deve, deve e deve ter um IRR bem configurado e atualizado. Vamos lá?!
IRR TC
O TC é um projeto pessoal e sem fins lucrativos. Foi criado (e é mantido) por Herbert Faleiros. Iniciou suas atividades em 2010 e já contou com o apoio (principalmente com a cessão de recursos computacionais) das seguintes entidades e empresas (a quem agradecemos mais uma vez): Associação Nacional para a Inclusão Digital (ANID), Algar Telecom, Americana Digital, Alog Data Centers do Brasil (Equinix), IB Telecom e SCW Telecom. Para "descomplicar" e popularizar o uso da tecnologia foi desenvolvido um "assistente" que automatiza completamente a inclusão de novos ASes (abstrai completamente a RPSL, ou seja, elimina toda a complexidade inerente à tecnologia e aos seus subsistemas). Esta ferramenta também importa a política registrada pelo AS na base do Registro.br (caso exista) e ainda valida os anúncios do AS antes de incluí-los na base IRR (verifica se são ativos alocados à entidade que os está anunciando). Disclaimer: o suporte do TC IRR é realizado em regime "best-effort". Essas informações são encontradas em https://bgp.net.br/about.html.
Sei que muitos indicam o IRR das bases RADB e BBOI, porém nunca tive até o presente momento dificuldades e problemas que não foram resolvidos no TC. Concordo que o RADB é uma boa ferramenta, porém torna-se inviável para os ISP que acabaram de conseguir seu ASN e querem administrar da melhor forma possível o seu AS, entre tanto ainda não tem capital para o RADB. Segue o jogo.
Cadastrando-se
Para esse artigo estarei utilizando o AS65000 é privado, somente como exemplo. Primeiramente verifique se o seu AS tem cadastro nessa base através do whois da mesma https://bgp.net.br/whois.html
Poderemos prosseguir caso o resultado for como na imagem: No entries found for the selected source. Isso nos mostra que não há informação sobre o nosso AS na base TC e que teremos que cadastrar. Caso apareça alguma informação no whois dessa base pule para o tema "Recuperando a senha" . Para o cadastro iremos ir na aba WIZARD do site e no final da pagina haverá um link sob a palavra "aqui".
Será redirecionado para uma aba com a confirmação via recaptcha e um local para colocar o seu AS: Exemplo na imagem abaixo.
O robô do site enviará um e-mail com destino ao e-mail que está como titular do ASN no registro.br. Nesse e-mail haverá um link de confirmação do cadastro.
Agora você irá no seu e-mail e clicar no link que foi enviado para confirmação.
Assim que clicar no link você irá para uma pagina com confirmações de dados e a sua senha. NÃO PERCA ESSA SENHA, sim, tem como recuperar a senha porém é bom que não perca né verdade "meu caro Watson" ?! No processo abaixo só tem que confirmar para o seu cadastro no TC.
Atualizando os objetos
A atualização de informações, acrescentar e remoção de dados agora se dá via e-mail com a linguagem RPSL. A primeira atualização que iremos fazer é das informações do MAINT-AS65000, para isso siga a imagem abaixo, mude com as informações do seu provedor. A primeira linha do corpo da mensagem coloque como padrão a senha do IRR.
Agora iremos atualizar as informações do objeto route para o bloco ipv4 /22 que foi criado automático pelo TC e criar os blocos /23 e /24. É de muita importância que você tenha atenção com a relação dos atributos route e origin, antes de enviar o e-mail confirme se realmente o seu bloco e AS estejam corretos.
Da mesma forma que criamos os objetos route para o nosso bloco ipv4 iremos fazer também para o ipv6, com uma ressalva, o objeto para os blocos ipv6 é chamado de route6 e só devem ser criados de acordo com os seus anúncios ipv6, exemplo: se no network do teu bgp você só anuncia o /32 então você só fará o /32. Caso esteja anunciando o /32 e os 2 /33 tem que criar os /33 também. Farei aqui no exemplo abaixo como seria o caso do /32 e /33. Antes de enviar o e-mail confirme se realmente o seu bloco e AS estejam corretos.