Servidor de Logs

De Wiki BPF
Revisão de 17h45min de 23 de abril de 2021 por Gondim (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

O Servidor de Logs é um recurso bastante útil em uma rede onde necessitamos centralizar os logs de todos os servidores, para analisá-los melhor. Uma outra vantagem está relacionada à segurança da informação, porque um servidor invadido enviará logs para um sistema remoto, dificultando que o invasor apague seus rastros. Para que ele obtenha êxito em destruir esses dados, terá que invadir, também, o Servidor de Logs da sua rede. Uma boa prática de se montar um sistema como esse, é também saber como organizar os dados recebidos dos servidores e organizá-los de forma prática e de fácil acesso. Outra utilidade para esse sistema, seria para armazenar logs de uma caixa CGNAT BPA (Bulk Port Allocation). Não sabe o que seria? Consulte aqui. Também para coletar logs IPv6 de sistemas que ainda não fazem isso 100% via Radius, por exemplo. Bem, existem diversas ideias para se utilizar o Servidor de Logs.

Para tanto, precisamos também dar um mínimo de segurança a esse servidor e também precisamos pensar em uma estratégia de rotacionamento desses logs, para que não acabe o espaço em disco e comprometa a coleta desses dados tão valiosos. Não é mesmo? Por que uma estratégia? Porque podem existir logs que necessitarão de serem armazenados entre 2 a 5 anos e outros que por apenas poucas semanas, meses, etc.

Sistema e recursos que usaremos nesse Servidor

  • Debian 10 (Buster) - Sistema Operacional onde rodaremos os serviços.
  • Rsyslog - serviço responsável por enviar e coletar os logs dos servidores.
  • Logrotate - faz o rotacionamentos dos logs armazenados.
  • OpenNTPd - para mantermos a data e hora do sistema corretos. Isso é muito importante em se tratando de logs.
  • nftables - sucessor do Netfilter/IPTables onde criaremos os filtros de pacotes.
  • SSD ou HDD (o espaço vai depender da necessidade de cada rede). Prefiro usar SSD pela performance e se possível em RAID10 para ter mais disponibilidade, mas vai da preferência de cada sysadmin. Também podemos usar virtualização.
  • Processamento e memória não são requisitos altos.
  • IPv6 - Porque precisamos ter consciência de sua importância para continuidade da Internet. Então por que não usarmos ele em nossa implementação?

Diagrama exemplo

Sim são redes distintas e interconectadas de alguma forma. Para demonstrar que o Servidor de Logs não necessita de estar na mesma rede lógica.

Configurando o Servidor

Para a instalação do servidor, basta ter em mãos um pendrive com o instalador do Debian Buster. Caso ainda não tenha, aqui vai um link que costumo usar. Esse link pode mudar conforme atualizações do sistema. Não iremos entrar em detalhes sobre a instalação do Debian, só tenha em mente que você precisará instalar o mínimo necessário e o servidor ssh para acessá-lo remotamente. Nada de ambientes gráficos!

O sistema não deve ter nenhum serviço rodando além do ntpd e o rsyslogd. Desabilite e/ou remova qualquer serviço desnecessário. Isso melhora a segurança do seu sistema e uso de recursos.

Acertando a data/hora do sistema:

# apt install openntpd

Alterar o /etc/openntpd/ntpd.conf comentando a configuração atual e adicionando o novo Pool conforme abaixo:

# $OpenBSD: ntpd.conf,v 1.14 2015/07/15 20:28:37 ajacoutot Exp $
# sample ntpd configuration file, see ntpd.conf(5)

# Addresses to listen on (ntpd does not listen by default)
#listen on *
#listen on 127.0.0.1
#listen on ::1

# sync to a single server
#server ntp.example.org

# use a random selection of NTP Pool Time Servers
# see http://support.ntp.org/bin/view/Servers/NTPPoolServers
#servers pool.ntp.org
servers pool.ntp.br

# Choose servers announced from Debian NTP Pool
#servers 0.debian.pool.ntp.org
#servers 1.debian.pool.ntp.org
#servers 2.debian.pool.ntp.org
#servers 3.debian.pool.ntp.org

# use a specific local timedelta sensor (radio clock, etc)
#sensor nmea0

# use all detected timedelta sensors
#sensor *

Reiniciaremos o serviço e checaremos se a data e hora estão corretas:

# systemctl restart openntpd.service

# date
sex abr 23 17:25:29 -03 2021

Caso o fuso horário do servidor esteja errado, pode usar o seguinte comando para corrigir: dpkg-reconfigure tzdata Agora partiremos para a configuração do Servidor de Logs em si. Vamos definir a seguinte estratégia baseada no diagrama acima: temos 3 tipos de casos, como exemplo, servidores comuns (serviços como http, smtp, dns, etc), caixas CGNAT e Mikrotiks fazendo, por exemplo, concentração PPPoE (BNG). Baseado nessas informações, separaremos o armazenamento em diretórios distintos, facilitando a organização e manipulação dos dados armazenados.

# mkdir /var/log/danos
# mkdir /var/log/servidores
# mkdir /var/log/mikrotiks

No primeiro serão armazenados os logs referentes aos servidores de CGNAT DANOS. No segundo logs de servidores comuns de Internet, por exemplo. Por último os relacionados com os Mikrotiks.