O Minimo que voce precisa saber sobre DDoS

De Wiki BPF
Revisão de 13h24min de 16 de dezembro de 2019 por Daniel Damito (discussão | contribs) (Criou página com ' === Introdução === Os ataques de negação de serviço consistem no envio massivo de pacotes não solicitados em alta volumetria contra algum dispositivo ou uma rede conec...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Os ataques de negação de serviço consistem no envio massivo de pacotes não solicitados em alta volumetria contra algum dispositivo ou uma rede conectada à internet. Quando isto ocorre, a vítima do ataque tem seus recursos computacionais ou links de Internet total ou parcialmente saturados, não conseguindo processar os pacotes legítimos. Como consequência, o serviço torna-se indisponível ou degradado.

Como analogia, imaginemos uma festa cujo local do evento comporta apenas algumas dezenas de pessoas, sendo invadida por centenas de impostores. Naturalmente, caso nenhuma ação seja tomada, o salão em pouco tempo estará totalmente lotado por pessoas não autorizadas e não haverá mais espaço para que pessoas autorizadas possam adentrar. Uma possível solução para este problema poderia ser a contratação de seguranças devidamente capacitados para discernir pessoas autorizadas de impostores. Com esta contramedida, hipoteticamente poderíamos ter alguns resultados:

Sucesso: Os seguranças conseguem filtrar rapidamente o ingresso das pessoas ao recinto, permitindo que o espaço fique livre para receber apenas as pessoas autorizadas;

Sucesso com pequena degradação no serviço: O número de impostores é muito maior do que o número de convidados para a festa. Desta forma, devido ao número limitado ou pequeno de seguranças, as pessoas autorizadas precisam aguardar um tempo anormal para adentrar à festa, enquanto os seguranças checam cada um dos candidatos à ingressar ao evento;

Falha devido ao exaurimento da capacidade da equipe de segurança: Sendo o número de seguranças insuficiente para a checagem de todos as pessoas aguardando para entrar à festa, é possível que hajam falhas no processo de identificação e impostores tomem os espaços que deviam ser reservados para convidados;

Falha por congestionamento nas entradas: Considerando que as entradas do evento suportem apenas dez pessoas transitando simultaneamente ao total, se dez ou mais impostores tentarem invadir a festa ao mesmo tempo, o número ou a capacidade dos seguranças não fará diferença. Por mais numerosos e por mais ágeis que sejam, os seguranças não poderão evitar que os impostores congestionem totalmente as entradas do evento, impedindo que os convidados consigam entrar no salão de festas.  

Essa analogia representa justamente alguns cenários possíveis de ataques de negação de serviço e algumas contramedidas e seus resultados.

Para facilitar a compreensão:

  • A festa em em si representa a vítima do ataque de negação de serviço;
  • Os seguranças representam sistemas de mitigação de ataques ou firewalls;
  • A entrada da festa representa a capacidade de link que a empresa vítima do ataque possui.

Esta foi uma forma simples de exemplificar que nem todos os ataques DoS podem ser mitigados localmente sem que haja uma grande infraestrutura preparada para receber estes tipos de ataques.

Diferenças entre DoS e DDoS

Ataques de negação de serviço podem ser efetuados através de uma única origem (DoS) ou através de múltiplas origens (DDoS). Na maioria dos cenários, a contramedida e as defesas contra estes ataques são as mesmas, independente se é um DoS ou um DDoS.

Para facilitar a leitura deste artigo, aqui trataremos todos os ataques, sejam distribuítos (DDoS) ou de origens únicas (DoS) como apenas DoS.

Efeitos de um ataque de negação de serviço

Os ataques de negação de serviço podem basicamente surtir dois efeitos:

  • Exaurimento de recursos computacionais: quando o ataque é tão grande que os equipamentos da rede, como roteadores e switchs, não são capazes de processá-los, apresentando gargalos ou mau funcionamento.
  • Exaurimento da capacidade dos links de Internet: quando o ataque, somado à quantidade banda limpa, é maior do que a quantidade de link contratado pela empresa.

Motivações de um ataque DoS

Nem sempre é possível determinar o motivo de ser vítima de um ataque, mas algumas causas costumam ser comuns e bastante recorrentes, como:

  • Ação anti-competitiva: muitas vezes o motivo do ataque é uma ação anti-competitiva de um concorrente de mercado, que busca indisponibilizar o serviço visando a perda de receitas da vítima ou perda de sua reputação.
  • Extorsão: é bastante comum empresas receberem ataques DoS e em seguida serem chantageadas a pagarem um valor, geralmente em bitcoin, para que os ataques sejam cessados.
  • Rivalidade entre gamers: um outro motivo recorrente de ataques é contra servidores de jogos hospedados na empresa. Estes ataques geralmente não têm como destino necessariamente a empresa hospedeira, mas seu objetivo final é indisponibilizar o servidor de jogos. As vezes a empresa toda pode ser atacada quando não há sucesso no ataque direto ao servidor do jogo. Também não é raro encontrarmos casos onde toda a infraestrutura de um ISP é lesada por um ataque apenas com o objetivo de deixar um único jogador fora da Internet.
  • Vingança pessoal: alguns ataques têm como alvo uma pessoa da organização, não a empresa em si. Estes ataques podem ter motivos diversos, como separação de sociedades, pleitos jurídicos e discussões em redes sociais.
  • Testes contra sua infraestrutura: uma pessoa ou entidade interessada em saber a resiliência de sua rede pode usar ferramentas de ataque contra sua infraestrutura apenas para testar sua capacidade de reação contra estes ataques.
  • Testes de ferramentas de ataque: há casos onde a vítima do ataque foi escolhida aleatoriamente apenas para validar o funcionamento de uma ferramenta de ataques.

Coisas que não servem para mitigar ataques DoS