Informativo Infra 10

De Wiki BPF
Revisão de 14h52min de 9 de março de 2020 por Tiago.setti (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Lembrando que para receber o informativo por e-mail basta se inscrever na lista do BPF em Participar

Introdução

Segue nosso informativo de Infraestrutura da Internet!

Notícias

  • O PeeringDB anunciou uma nova funcionalidade chamada de "Never via route servers" ou seja, nunca através de route servers. A idéia é que ASN que marquem essa opção estão explicitamente declarando que não participam de nenhuma troca de tráfego usando route servers e que os IX podem formalmente filtrar esses ASN.: https://bit.ly/2TzIBRW (em inglês)
    Opinião: É importante fortalecer o ecosistema de segurança pro BGP, e essa é mais uma iniciativa positiva. Alguns IX já adotaram o recurso, como o DECIX e o SeatleIX - e seria muito positivo se o IX.br adotasse também esse filtro.
  • Ampliamos a lista de ASN que descartam prefixos inválidos por RPKI, agora temos a KPN - provedor Tier1 - que já aplica o filtro e a NTT anuncionou que vai começar a filtrar a partir de 25 de Março.: Redes que descartam RPKI Invalido
    Opinião: Mais uma iniciativa que caminha a passos largos para aumentar de forma efetiva a segurança do roteamento BGP na Internet. Quanto mais ASN descartarem prefixos inválidos, mais seguro o ambiente para todos.
  • A CloudFlare divulgou em seu blog o desenvolvimento da nova geração de servidores da empresa, a geração X, que utiliza pela primeira vez processadores da AMD.: https://bit.ly/332rPxP (em inglês)
    Opinião: Como previsto, a AMD continua avançando com sua linha de processadores EPYC no mercado de servidores, utilizando tecnologia de 7nm eles estão uns 2 anos na frente da Intel e cada vez mais veremos projetos "SEM Intel Inside".
  • A Mozilla começou a habilitar por padrão o DNS-over-HTTP (DoH) no navegador Firefox para clientes nos Estados Unidos.: https://mzl.la/39AnhkE
    Opinião: Como anunciando anteriormente o Firefox vai utilizar os servidores da CloudFlare como padrão. Além disso, a Mozilla também planeja ativar o recurso DoH para todos os usuários do Firefox em breve. Se você administra um servidor DNS recursivo e quer evitar que seus usuários utilizem o DoH, basta configurar o servidor para responder com NXDOMAIN consultas pro domínio use-application-dns.net. (O uso desse domínio é foi definido pela Mozilla, como uma medida de tempo limitado, até que um método para sinalizar a presença de filtragem de conteúdo baseado em DNS seja definido e adotado no IETF)

5G

Vamos acompanhar nesse informativo algumas notícias sobre 5G e a infraestrutura dessa nova geração, principalmente agora que a Anatel deu o pontapé inicial para um futuro leilão das frequências no Brasil. É evidente que cada vez mais o mercado de infraestrutura para Internet e Telecom estarão envolvidos no avanço dessa tecnologia, mas sem acreditar nessa "corrida" pelo 5G como uma parte da indústria e alguns governos tentam nos convencer. A primeira fase do 5g será apenas para prover um "tubo" melhor e mais rápido, não um salto tecnológico - será uma decepção para o tão sonhado aumento de receita e o retorno do investimento das operadoras. Eventualmente num futuro mais distante teremos algumas outras aplicações mais revolucionárias.


  • Edital do 5G já está aberto para contribuições da sociedade na página da Anatel.: https://bit.ly/2wLebms
    Opinião: É importante reforçar que esse é o primeiro passo para o leilão, que pode ocorrer no final de 2020 ou em 2021. Nesse momento a Anatel coloca a proposta para contribuições da sociedade por 45 a 60 dias, e após esse período ela realiza a análise das contribuições para eventualmente adequar o texto que posteriormente será submetido por mais 150 dias a análise do TCU e AGU e após isso, uma nova avaliação do Conselho Diretor da Anatel sobre as regras finais da disputa. Esse é o momento em que entidades, pessoas e empresas tentarão colocar argumentos para contribuir com o leilão e a participação é aberta.
  • Anatel marca para 12 de março audiência pública sobre leilão de 5G. :https://bit.ly/2vPNGME
    Opinião: A audiência possibilita a manifestação sobre a Consulta Pública, e é aberta a participação de todos. O prazo entre a divulgação e o evento foi pequeno, mas os principais interessados (sindicatos e empresas) com certeza se farão presentes.
  • A Intel lançou uma nova linha de produtos em 10nm (!!) para o produtos focados na quinta geração de redes móveis, produtos como um novo SoC (system on a chip) , um eASIC e um modelo de processadores Xeon além de uma nova interface sd erede com entrada para sincronismo de clock.: https://intel.ly/331rbAw (em inglês)
    Opinião: Depois dos problemas que a Intel gerou para a Nokia com seu FPGA em 10nm, agora lançam um linha de ASIC para contornar a situação e não ficar de fora desse novo ecossistema. A Nokia já deu seus pulos e mudou para Marvell (https://nokia.ly/2Q2p0HE) enquanto outros fabricantes já estão um pouco a frente com relação a preço e custo.
  • A Qualcomm anunciou a terceira geração de chips para modem 5G, o Snapdragon X60 fabricado em tecnoloia de 5nm.: https://bit.ly/2vQXupN (em inglês)
    Opinião: O Snapdragon X60, que está sendo promovido como a oferta premium para smartphones e CPE que exigem um modem 5G discreto. Os principais recursos deste modem incluem o fato de ele ser construído em um processo de 5 nm, suportar agregação de portadora nas frequências Sub-6 e mmWave e oferecer velocidades de download de até 7,5 Gbps.

Cabos Submarinos

  • A empresa Bulk Infrastrutucre anunciou um novo projeto de cabo submarino conectando a América do Norte a Europa, dessa vez conectando EUA, Canadá com Noruega e Suécia e com uma branch unit na Finlândia. O nome do cabo Leif Erikson é uma homenagem ao primeiro europeu conhecido por ter posto os pés na América do Norte continental antes de Cristóvão Colombo.
Leif.jpg

Eventos no Brasil

Próximos eventos

  • 09/Março/2020 - São Paulo/SP - Capacity LATAM
  • 16/Março/2020 - Campinas/SP - Semana de Capacitação Sudeste
  • 20/Março/2020 - Campinas/SP - IX Fórum Regional Sudeste

Empregos no Brasil

Algumas vagas em destaque:

Fortinet - São Paulo/SP

Engenheiro de Pré-Vendas - https://www.linkedin.com/jobs/view/1595465590

Garena (LoL e FreeFire) - São Paulo/SP

Engenheiro de Infra e ESports - https://www.linkedin.com/jobs/view/1601631927

EdgeUNO - São Paulo/SP

Engenheiro de Redes - https://edgeuno.bamboohr.com/jobs/view.php?id=21

WiPRO - São Paulo/SP

Especialista em Transporte SDN -https://www.linkedin.com/jobs/view/1722400717/

Juniper - São Paulo/SP

Engenheiro de Pré-Vendas - https://www.linkedin.com/jobs/view/1733140609/

Amazon Web Services (AWS) - São Paulo/SP

Especialista em Redes - https://www.linkedin.com/jobs/view/1732546768

Vivo (Telefônica) - São Paulo/SP

Consultor Telecom Backbone IP - https://www.linkedin.com/jobs/view/1691802134

Consultor Telecom Metro - https://www.linkedin.com/jobs/view/1691801442

IBM - São Paulo/SP

Analista de Serviços de Rede - https://www.linkedin.com/jobs/view/1708307667

RNP - Rio de Janeiro/RJ

Coordenador de P&D - https://www.linkedin.com/jobs/view/1723981692