Informativo Infra 08

De Wiki BPF
Revisão de 21h56min de 26 de janeiro de 2020 por Tiago.setti (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Lembrando que para receber o informativo por e-mail basta se inscrever na lista do BPF em Participar

Introdução

Segue nosso informativo de Infraestrutura da Internet!

Notícias

  • O DropBox publicou um estudo comparando a performance do mecanismo de controle de congestionamento BBRv2.: https://bit.ly/36wH81M (em inglês) Opinião: Importante artigo para entender o comportamento do mecanismo BBR, que é bem "desleal" com relação aos mecanismos mais comuns, se você administra um servidor web, preste atenção para seu tráfego não ser penalizado em detrimento dos outros servidores que já implementam o BBR.
  • A Verizon anunciou um novo produto para seus clientes. Desta vez um cartão de crédito!!: https://vz.to/36zSORG (em inglês) Opinião: Como citado anteriormente em nosso Informativo Infra 06, as operadoras tradicionais estão com seu modelo de negócio em risco e buscam desesperadamente por outras fontes de receita, provavelmente veremos mais medidas como essa sendo anunciadas por elas.

Fusões e Aquisições

  • A gigante de datacenters Equinix anunciou a aquisição da Packet, startup que fornece serviços de nuvem apenas em servidores bare-metal.: https://baremet.al/equinix-acquires-packet (em inglês) Opinião: Interessante o movimento da Equinix nos últimos meses em direção a serviços de maior valor agregado, fugindo apenas do co-location básico e disputando mercado com muitos dos seus próprios clientes.
  • Um artigo informou que Arista está adquirindo a fabricante especializada em SDN Big Switch : https://bit.ly/3aIm9MQ (em inglês) Opinião: Ainda não há confirmação pública pelas companhias envolvidas, mas se tornando realidade demonstra que a Arista está ativamente se aproximando do mercado "enterprise", e deixando de depender apenas dos grandes datacenters e fornecedores de Cloud.
  • A VMWare anunciou a aquisição da empresa Nyansa, especialista em analise e monitoramento de rede.: https://bit.ly/2O0MGuW (em inglês)

Cabos Submarinos

  • O cabo Equiano do Google se estenderá à remota ilha de Santa Helena, localizada praticamente no meio do Atlântico Sul.: https://bit.ly/37GbRe4 (em inglês)
    20191224-st-helena-government-signs-contract-with-google-to-land-subsea-cable.png

Opinião: Como antecipado em outras ocasiões, a construção de cabos submarinos não é uma tarefa simples. É um investimento de longo prazo e com custo bastante elevado!

Muitas empresas anunciam projetos com um marketing bem agressivo, mas depois os projetos não saem do papel e, na maioria das vezes, não se preocupam em lançar uma nota ao mercado ou um simples aviso.

Nesse informativo vamos acompanhar e listar as principais "promessas" de novos projetos para o mercado Brasileiro e que ainda não se concretizaram:

  • Ramificação do Seabras-1 em Recife
  • Cabo SAex, ligando a África do Sul a Virginia nos EUA com uma ramificação em Fortaleza
  • Ramificação do cabo Malbec para Porto Alegre
  • Cabo Ella-Link, ligando Brasil a Portugal.

Eventos no Brasil

Próximos eventos

  • 13/Fevereiro/2020 - Florianópolis/SC - Congresso Apronet de Provedores

Empregos no Brasil

Algumas vagas em destaque:

Fortinet - São Paulo/SP

Engenheiro de Pré-Vendas - https://www.linkedin.com/jobs/view/1595465590

NTT - São Paulo/SP

Analista de Infraestrutura - DC -https://www.linkedin.com/jobs/view/1639016214

TATA Consulting Services - Londrina/PR

Arquiteto de Redes - https://www.linkedin.com/jobs/view/1679602644

F5 - São Paulo/SP

Engenheiro de Pré-Vendas - https://www.linkedin.com/jobs/view/1656138081

Garena (LoL e FreeFire) - São Paulo/SP

Engenheiro de Infra e ESports - https://www.linkedin.com/jobs/view/1601631927

EdgeUNO - São Paulo/SP

Engenheiro de Redes - https://edgeuno.bamboohr.com/jobs/view.php?id=21