Informativo Infra 06

De Wiki BPF
Revisão de 17h22min de 2 de dezembro de 2019 por Tiago.setti (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

https://www.convergedigest.com/2019/11/gtts-revenue-dips-to-420-million.html, teleco

https://www.ripe.net/publications/news/about-ripe-ncc-and-ripe/the-ripe-ncc-has-run-out-of-ipv4-addresses

Lembrando que para receber o informativo por e-mail basta se inscrever na lista do BPF em Participar

Introdução

Segue nosso informativo de Infraestrutura da Internet!

Esse informativo é um dos mais pessimistas dos últimos meses, não propositalmente, mas vocês verão que a maioria das notícias aqui tem um lado mais negativo, todavia precisam ser divulgadas.

Notícias

  • A FOX suspendou a venda direta do seu serviço OTT FOX+.: https://bit.ly/2RcbcMd Opinião: O serviço de streaming FOX+ é o que deu início a uma disputa que balançou o mercado de TV por assinatura no Brasil em 2019. FOX+ é o serviço questionado no final do ano passado pela Claro junto à Anatel, alegando que era um serviço de Telecom e que precisaria de licença SEAC para tanto. De toda forma a FOX conseguiu uma liminar na justiça suspendendo a a cautelar da Anatel - e agora, por mais estranho que possa parecer, a próprio FOX decidiu não mais vender o produto diretamente. Alguns analistas levantaram alguma relação com o lançamento do Disney+ (A Disney comprou a Fox no início desse ano), mas não está muito claro o objetivo final. Evidente que quem perde é o usuários final.
  • Microsoft anunciou o suporte a DNS-o-HTTP no Windows: https://bit.ly/35ZSlYL (em inglês) Opinião: Pode ser uma notícia ruim, principalmente por terem preterido o DNS-o-TLS e adotado do DoH que tem forte oposição da comunidade de infraestrutura. Não que alguém seja contra a privacidade, mas centralizar um serviço que funciona perfeitamente bem de forma distribuída em nome da privacidade, mesmo existindo opções como DoT, não parece algo otimista.

Cabos Submarinos

  • A GlobeNet levará a conexão de fibra óptica a Boa Vista, no norte do Brasil, passando a rede óptica pelo território venezuelano. Também levará fibra de Barranquilla na Colômbia para Tabatinga, na fronteira brasileira com a Colômbia e o Peru: https://bit.ly/2qo4Azf (em espanhol)
  • A GlobeNet também citou a possibilidade de uma extensão do cabo Malbec (São Paulo - Argentina) conectando em Porto Alegre. Opinião: As noticías são ótimas, tanto no Norte do país como no extremo Sul essas novas conexões são muito bem vindas. Mas como sabemos, existe uma distância entre um "press release" e o projeto concluído, mas vamos acompanhar novas evoluções.
  • Google anunciou que o Curie, um cabo submarino de propriedade exclusiva (o primeiro do Google), foi instalado e testado com sucesso. O cabo está conectado à rede do Google em testes e que comece a transmitir dados no segundo trimestre de 2020, alimentando os serviços do Google e o grande data center de Quilicura no Chile. https://bit.ly/2qnCbt5 (em inglês)
  • No mesmo anuncio o Google informou também uma nova fase do cabo, criando uma extensão do Curie para o Panamá
    Currie.png
    Opinião: O cabo Curie é o primeiro dos cabos construídos exclusivamente pelo Google, não em consórcio - como é mais comum nos projetos desse tamanho. Além dele, estão previstos o cabo Dunant ligando a costa Leste doa EUA com a França e o Equiano que faz uma rota pela costa africana, conectando Portugal a África do Sul com potenciais extensões pelo trajeto.

Eventos no Brasil

Próximos eventos

  • 9/Dezembro - São Paulo/SP - 9a Semana de Infraestrutura da Internet (NIC.br)

Empregos no Brasil

Algumas vagas em destaque:

Amazon - Jundiaí/SP e Campinas/SP

Gerente de Segurança Data Center - https://www.linkedin.com/jobs/view/1492829250

ECI - São Paulo/SP

Engenheiro de Pré-Vendas - https://www.linkedin.com/jobs/view/1572004816

Cisco - Brasília/DF

Engenheiro de Pré-Vendas Sr. - https://www.linkedin.com/jobs/view/1566376554

Kentik - Rio de Janeiro/RJ

Engenheiro de Soluções - https://www.linkedin.com/jobs/view/1529811980

Garena (LoL e FreeFire) - São Paulo/SP

Engenheiro de Redes e ESports - https://www.linkedin.com/jobs/view/1509114445

Internet Society - América Latina

Vice Presidente Regional para LATAM e Caribe - https://bit.ly/2CaPI9Z