Conteudos

De Wiki BPF
Revisão de 19h29min de 8 de março de 2019 por Fernando.frediani (discussão | contribs) (Adicionados novo vídeos do IX Forum 12 e GTER 46)
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdos Úteis para os Operadores de Redes

Content-BW.png

Nesta página você encontrará os links para os diversos artigos, how-tos, tutoriais e vídeos produzidos no âmbito do BPF e direcionados à Comunidade de Internet Brasileira. O intuito é que eles sejam úteis para o dia a dia de operação de redes, infraestrutura, boas práticas e assuntos relacionados.

Para escrever um novo artigo, how-to ou tutorial e compartilhá-lo é necessário criar antes um usuário na Wiki. Há um artigo com orientações gerais sobre Como Escrever na Wiki. Após finalizar o artigo não esqueça de indexá-lo nesta página como também compartilhar conosco na lista de emails.

Caso haja interesse em publicar algum material mais completo ou algum projeto envie um email para a lista de discussão geral abordando o assunto de interesse para verificar se já existe alguém o alguma Task Force trabalhando neste assunto ou ainda verifique se já existe algo mais específico em alguma das Task Forces temáticas. Toda contribuição da comunidade é bem vinda e incentivada.

Para facilitar os artigos e materiais publicados abaixo são separados por assunto:

Artigos

Geral

Infraestrutura

Interconexão

  • Modelos Interconexão - Artigo sobre os modelos de interconexão Peering e Trânsito
  • Looking Glass - Artigo com uma lista de Looking Glass nacionais e internacionais
  • CDN Peering e PNI - Brasil - Lista com as principais CDNs, instruções de como solicitar Servidores, Sessões Bilaterias no IX e PNIs.

Roteamento

How-tos e Tutoriais

Boas Práticas

Edge

Infraestrutura

IPv6

Vídeos