Como escolher um transito IP

De Wiki BPF
Revisão de 23h11min de 25 de julho de 2020 por Daniel Damito (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

ARTIGO EM CONFECÇÃO

Introdução

A escolha de um trânsito IP (upstream) deve ser bastante criteriosa, e não levar em consideração apenas o preço e a disponibilidade.

Antes de discorrer sobre isto, vale aqui relembrar sobre o conceito popular e errado do link IP Puro, que é mais explicado neste link. A Internet é baseada em peerings, como PNIs, pontos de troca de tráfego (IX's) e CDNs, e é isto que torna a Internet atual sustentável, acessível e de boa qualidade. Desejar que seu upstream não anuncie seus prefixos nestes peerings, além de ser uma distopia, tornaria o seu trânsito IP pior e mais caro. Sendo assim, a primeira coisa que não se deve buscar em um upstream é o fornecimento de um trânsito IP Puro.

Um outro grande mito muito difundido é de que as Tiers 1 são necessariamente melhores do que Tiers 2 e Tiers 3. Apesar de as Tiers 1 serem empresas geralmente maiores e mais consolidadas no mercado, isto nem sempre reflete melhor qualidade na prestação do serviço de trânsito IP, e isto pode acontecer por diversos motivos, como por não trocarem tráfego publicamente em IXs ou por não possuírem alguns critérios técnicos básicos, como o fornecimento de uma community de blackhole. Portanto, não restrinja sua busca por um fornecedor apenas à Tiers 1, a menos que tenha um motivo muito específico para isso.