Mudanças entre as edições de "Como Monitorar 95th percentile"

De Wiki BPF
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 1: Linha 1:
  
=== Introdução ===
+
== Introdução ==
 
Link burstable é grandemente falado e procurado por sua flexibilidade e facilidade. Fernando Frediani realizou um [https://www.youtube.com/watch?v=WjSps5huDGU&t=157s painel] na GTER explicando sobre seus conceitos e utilidades.
 
Link burstable é grandemente falado e procurado por sua flexibilidade e facilidade. Fernando Frediani realizou um [https://www.youtube.com/watch?v=WjSps5huDGU&t=157s painel] na GTER explicando sobre seus conceitos e utilidades.
  

Edição das 01h05min de 4 de janeiro de 2020

Introdução

Link burstable é grandemente falado e procurado por sua flexibilidade e facilidade. Fernando Frediani realizou um painel na GTER explicando sobre seus conceitos e utilidades.

Uma dificuldade que impede de alguns upstreams a ofertar esse serviço é justamente no que tange o monitoramento de tal serviço, justamente por ser complexo determinar quanto o cliente deverá pagar por aquela fatura por se tratar de um valor variável, e não mais um valor fixo.

Leve em consideração que o provedor XPTO realizou a contratação de um link burstable com a operadora Z com commit de 500M e burst de 1G, sendo assim, o valor inicial que ele pagará será referente a 600M.

Porém como estamos nos referindo a 95 Percentil, poderá acontecer de esse cliente ultrapassar os 500M de trafego durante mais do que 36 horas, passando assim a ter que pagar por uma capacidade superior aos 600M.

Nesse caso em questão, o upstream devera excluir 5% dos picos de trafego que esse cliente utilizou, e cobrar pelo valor subsequente.

Monitoramento Nativo

Alguns sistemas de monitoramento possuem formas simples de fazer isso, um excelente exemplo é o próprio Zabbix, que é o que utilizaremos para demonstrar aqui.

A primeira forma será através de uma forma nativa de monitoramento por parte do Zabbix através do monitoramento via SNMP que já é feito nas interfaces do seu equipamento. Para criar o gráfico relacionado ao 95percentil, siga os seguintes passos:

  1. Entre nos Hosts do Zabbix;
  2. Entre nos gráficos do seu host;
  3. Crie um novo gráfico;
  4. Existem 2 itens chamados de "Item Percentile (left)" e "Item Percentile (right)", habilite ambos e ao lado coloque 95;
  5. Adicione os itens relacionados ao trafego da interface que deseja monitorar (trafego de inbound e de outbound);
  6. Para checar se funcionou, entre no menu "Monitoring", "Graphs", selecione o grupo que seu host está incluso, selecione seu host, e o gráfico que voce criou;
  7. Manipule o Time-Range do gráfico de forma que ele mostre o trafego desde o primeiro dia do mês, até o ultimo;
  8. Uma linha aparecerá no gráfico, e uma estatística com um triangulo na frente escrito "95percentile";
  9. O valor seguinte, é o valor que buscamos.
Criação do Gráfico no Host
Gráfico pronto de um link 95 percentil.

Caso preferira, pode adicionar essa configuração nos gráficos que podem ser criados automaticamente pelo Low Level Discovery do seu template.

Relatórios usando ExternalScripts

Existem casos onde o o transito em questão possui a necessidade de gerar relatórios mais complexos, para tal eu desenvolvi um script para essa finalidade.Esse script faz justamente o que o gráfico realiza, porém de forma que mostre um relatório em texto.

Para utilizarmos esse script, precisaremos inicialmente acessar seu Zabbix via SSH, e após isso usar o seguinte comando para acessar o diretório onde ficam os scripts para monitoramento externo:

cd /usr/lib/zabbix/externalscripts

Vamos realizar o download das dependências do script:

apt install wget git -y

Após isso, realize o clone do script que está no GitHub:

git clone https://github.com/andrediashexa/95percentil.git

mv 95percentil/* .

Dentro do script é necessário colocar o usuário e senha do seu database, para isso utilizaremos o nano:

nano 95percentile.sh

Edite as primeiras linhas de acordo com suas informações, de forma que sejam coerentes com o acesso de seu database. Apenas dessa forma o script conseguirá buscar as informações que precisaremos para gerar os relatórios.

De permissões ao arquivo:

chmod a+x 95percentile.sh

Determine que o dono do arquivo é o usuário zabbix:

chown -R zabbix 95percentile.sh

Agora precisamos criar um item no host que desenha monitorar, mandando utilizar o script para gerar relatório de um determinado ItemID.

Todo item de monitoramento no Zabbix possui uma identificação numérica chamada de ItemID, para pegar o ItemID é bastante simples.

Acesse a interface web de seu Zabbix, e entre no item utilizado para monitorar o trafego de uma determinada interface de um host.

Na URL vai reparar que estará algo parecido com isso:

http://192.0.2.0/24/zabbix/items.php?form=update&hostid=10260&itemid=29583

Guarde o numero do ItemID que mostra na sua URL, utilizaremos ele.

Crie um novo item no seu host, utilizando a seguinte configuração:

Substitua o Te0/0/1 pela interface que vai monitorar

Item Host 95percentil.png

Name: 95% Te0/0/1

Type: Monitoramento externo

Substitua o ITEMID pelo ID que guardou la atras.

Key: 95percentile.sh[report,ITEMID]

Type of information: TEXT

Update Interval: 1d

New Application: 95%

Clique em update, entre no item que acabou de criar e clique em Check Now.

Ao clicar em Check Now, forçara o monitoramento acontecer naquele instante.

Latest Data.png

Após isso, vá em Monitoring, Latest Data e procure pelo item que acabou de criar, clique em history e deverá mostrar o relatório de todas as vezes que aquela interface foi monitorada por aquele ItemID, excluindo 5% dos maiores resultados.

O monitoramento foi configurado para acontecer todo dia. Nada impede de manipular para ele acontecer todo dia 1 de cada mês.

Outras Funções:

Além da função de relatório, o script também possui outras 2 funções:

95current- Traz apenas o "valor" referente ao 95percentile do mês monitorado

95- Traz o relatório completo, sem excluir os 5% maiores resultados

O script em questão foi desenvolvido por mim, e por se tratar de um script OpenSource, está aberto no GitHub para quem quiser colaborar no desenvolvimento dele.

Autor: André Dias