Mudanças entre as edições de "Como Escrever na Wiki"

De Wiki BPF
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 31: Linha 31:
  
 
Existem ainda outros objetos disponíveis como Comentários, Citações, Códigos de Linguagens de Programação, Tabelas, etc
 
Existem ainda outros objetos disponíveis como Comentários, Citações, Códigos de Linguagens de Programação, Tabelas, etc
[[Arquivo:Cabecalho-subtitulo.png|semmoldura]] [[Arquivo:Formatacao-texto.png|semmoldura]][[Arquivo:Lista-marcadores-numerada.png|semmoldura]][[Arquivo:Inserir-ve.png|semmoldura]]
+
 
 +
[[Arquivo:Cabecalho-subtitulo.png|semmoldura]][[Arquivo:Formatacao-texto.png|semmoldura]][[Arquivo:Lista-marcadores-numerada.png|semmoldura]][[Arquivo:Inserir-ve.png|semmoldura]]
  
 
O editor embora não seja tão completo quando comparado a um editor de texto como Microsoft Word, Libreoffice Word ou Google Docs possui diversas funções que auxiliam e reduzem significativamente o tempo necessário para se escrever novo artigo.
 
O editor embora não seja tão completo quando comparado a um editor de texto como Microsoft Word, Libreoffice Word ou Google Docs possui diversas funções que auxiliam e reduzem significativamente o tempo necessário para se escrever novo artigo.

Edição das 01h11min de 29 de novembro de 2018

Introdução

Escrever um novo artigo na Wiki a princípio pode parecer complexo a primeira vista mas não é. Neste artigo iremos abordar 3 diferentes maneiras e ferramentas que podem ser utilizadas para se criar e complementar um artigo. Normalmente conforme um artigo vai tomando corpo e alguns objetos são inseridos nele talvez seja necessário utilizar mais de um método para complementar o layout.

Para facilitar a edição de textos e evitar ter que utilizar o editor de código fonte instalamos nesta Wiki um Plug-In chamado Visual Editor que ajuda bastante na formatação do texto, inserção de imagens, importação de textos. Este é o editor padrão e sempre que se criar um novo artigo ou editar um existe será ele que será utilizado.

Antes de abordarmos as formas de edição da Wiki é necessário se registrar para poder criar novos artigos. Caso já possua registro na Wiki passe a algumas das seções específicas com as instruções sobre o que levar em conta.

Registro na Wiki

Para criar um novo artigo é necessário se registrar e o registro é simples e rápido.

  1. Na página principal, no canto superior direito clique em "Crie uma conta"
  2. Preencha os dados Nome de Usuário, Senha, Email e Nome Real conforme o formulário e complete o captcha. Para Nome de Usuário prefira utilizar o formato nome.sobrenome.
  3. Um email de confirmação será enviado para seu email. Verifique sua caixa de email e confirme sua inscrição.
  4. Faça o Login na opção "Entrar" no canto superior direito.

Caso você já for registrar e não lembrar a senha utilize a opção "Esqueceu sua senha?" na opção Entrar

Editando Artigos

Abaixo é possível encontrar 3 maneiras de se editar um artigo na Wiki. Recomendamos sempre que possível utilizar o editor padrão Visual Editor para escrever a parte inicial com textos e imagens do artigo. Caso seja necessário utilizar objetos com características mais específicas como tabelas customizadas e cores será necessário utilizar o editor de código-fonte.

Para criar um novo artigo siga os seguintes passos:

  1. Escolha um título fácil para seu artigo, ex: "Novo Artigo que vou escrever". É importante escolher algo fácil e resumido pois os termos escolhidos farao parte da URL do artigo.
  2. Em seu browser digite a parte fixa URL da Wiki com o nome do seu artigo na frente, ex: https://wiki.brasilpeeringforum.org/w/Novo_Artigo_que_vou_escrever. Perceba que a parte fixa da URL é sempre https://wiki.brasilpeeringforum.org/w/ e também que o titulo Novo_Artigo_que_vou_escrever do artigo possui _ no lugar dos espaços. Isso ajuda a URL ficar de mais fácil de ler quando compartilhada com alguém
  3. Ao digitar a URL você será direcionado para uma página informando que o artigo não existe e com uma opção de "criar esta página". Clique nela e você será apresentando como editor padrão da Wiki para começar a editar

Visual Editor

Toolbar-visualeditor.png

É um editor simples e que auxilia muito na formatação do texto não necessitando lembrar-se dos códigos de mark-down utilizados quando se edita um texto diretamente no código fonte. Neste editor é possível aplicar os efeitos mais comuns como Negrito, Itálico, Sublinhado e outros. Também é possível inserir hyperlinks, Listas com Marcadores ou Numeradas. Uma função bastante facilitada por este editor é a inserção de novas imagens em Inserir, Mídia aonde é possível procurar por alguma imagem disponível no campo de busca ou ainda enviar sua própria imagem para ilustrar o artigo.

O editor é especialmente útil para facilitar a importação de textos já formatados de outras fontes e que podem ser colados no corpo do artigo para então se poder fazer pequenos ajustes finais.

Sempre que escrever um novo artigo recomenda-se utilizar a organização das diversas seções através de Cabeçalhos e Subtítulos conforme o assunto. Isso facilita a leitura e organiza melhor o conteúdo.

Existem ainda outros objetos disponíveis como Comentários, Citações, Códigos de Linguagens de Programação, Tabelas, etc

Cabecalho-subtitulo.pngFormatacao-texto.pngLista-marcadores-numerada.pngInserir-ve.png

O editor embora não seja tão completo quando comparado a um editor de texto como Microsoft Word, Libreoffice Word ou Google Docs possui diversas funções que auxiliam e reduzem significativamente o tempo necessário para se escrever novo artigo.

Caso seja necessário efeitos mais específicos no layout da página que não seja possível fazer através deste editor recomenda-se em um primeiro momento deixar o objeto sem os efeitos, terminar a edição do texto para então poder alternar para o editor de código-fonte e completar com o que for necessário ali.

  • Imagens

Quando se realizar o upload de uma nova imagem para ser utilizada no artigo, após enviá-la você será direcionado para a janela de Configurações de mídia. Cloque em Configurações avançadas e você será capaz de escolher a disposição da imagem com relação ao texto, o tipo e o tamanho da imagem.

Alguns tipos de imagem irã exibí-la com tamanho reduzido comoum thumbnail dando a opção ao usuário de clicar para visualizar os detalhes. Caso se deseje deve-se selecionar os tipos Quadro ou Básica.

Configuracoes-de-midia.png

Editor de Código-fonte

O editor de código-fonte é utilizado quando não é possível adicionar um layout ou uma especificidade ao artigo através do editor padrão, por exemplo determinados tipos de tabela ou efeitos de cores. É difícil abordar as mais variadas técnicas utilizadas na edição de uma Wiki diretamente no código fonte porém existe farto material disponível no site do próprio software utilizado que é o MediaWiki.

Algumas dicas que podem facilitar a edição através do código fonte são:

  • Encontre outro artigo nesta Wiki ou em outra que possui o objeto que você deseja utilizar e visualize o código fonte daquela página para entender como aquele objeto é criado
  • Busque no Google da seguinte maneira. Por exemplo se você quiser saber qual o código fonte para se criar uma tabela: "MediaWiki how to create tables". Ou se você quiser saber qual é o código de cores para se utilizar em determinado objeto busque por: "MediaWiki color codes"

Conteúdos úteis para edição de código-fonte

Microsoft ou LibreOffice Word

...