CGNAT Bulk Port Allocation com DPDK

De Wiki BPF
Revisão de 14h33min de 9 de novembro de 2020 por Gondim (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Objetivo:

Mostrar a configuração do projeto DANOS para funcionar como um CGNAT Bulk Port Allocation utilizando um hardware de baixo custo e proporcionando uma enorme economia de IPv4 público, pois trabalha com alocação de portas TCP/UDP dinamicamente e não da forma Determinística onde pré-fixamos uma quantidade de portas por assinante. Temos que ter sempre em mente que a implantação e o uso do IPv6 é importantíssimo, porque o CGNAT não irá resolver todos os problemas da Internet. O CGNAT ajudará à manter a rede funcionando enquanto o IPv6 não for 100% utilizado no Mundo. O fato do projeto DANOS utilizar o DPDK, permite que consigamos usar um equipamento mais simples para gerenciar tráfegos bem maiores em Gbps/PPS.

Diagrama:

Diagrama.png

O BNG é o responsável por gerenciar as conexões PPPoE/IPoE e no nosso artigo fará o encaminhamento de todos os pacotes do pool CGNAT 100.64.0.0/10 via PBR (Policy Based Routing) para a caixa DANOS CGNAT. O DANOS CGNAT estará conectado via iBGP com o Router Borda e fará a tradução e alocação dinâmica das portas TCP/UDP usando como exemplo de saída o prefixo 198.51.100.0/24.Clientes conectados no BNG com IPv4 público e IPv6 não devem ser encaminhados para a caixa CGNAT.

Teremos uma rede lógica 192.168.254.0/24 entre os BNGs e o DANOS CGNAT e outra rede lógica 10.69.0.8/30 entre o DANOS CGNAT e o Router Borda. Usaremos os IPs das loopbacks para fecharmos o iBGP. O iBGP está sendo fechado somente de um lado para facilitar o artigo, mas cabe à você decidir a melhor forma de implementar em seu cenário.

Também usaremos nessa configuração um bonding (LACP) de duas portas de 10GbE para entrada de dados provenientes do Router Borda e outro bonding também com duas portas de 10GbE para a saída do tráfego em direção aos BNGs.

Descritivo sobre o DANOS:

É um projeto desenvolvido pelo pessoal da AT&T, que está atualmente na versão 2009, que utiliza o Vyatta como interface de configuração. A syntax me lembra bastante a configuração de um JunOS, possui diversos recursos semelhantes como commit, commit-confirm, validate para validar uma alteração dentre outras características. Por baixo do capô temos um sistema GNU/Linux Debian 10, Linux Kernel 5.4, FRR 7.3.1 e DPDK 19.11. O projeto possui utilidade inclusive para roteamento mas nesse artigo falaremos sobre CGNAT.